CONCRETO USINADO

Para efetuar a compra de concreto usinado, tenha sempre que possivel em mãos, as seguintes informações:

* A resistência do concreto (fck), especificado pelo projeto, sendo as mais comuns as seguintes: 10Mpa, 15Mpa, 20Mpa, 25Mpa, 30Mpa, 35Mpa, 40Mpa.

* O tipo de lançamento de concreto (convencional ou bombeado);

* O tipo de peça a ser concretada (vigas baldrame, piso, laje, etc.).

Após definido o tipo de concreto a ser utilizado na obra, efetue o pedido, sendo necessário as seguintes informações:

* Os dados para cadasto do cliente (físico ou jurídico);

* Os dados e endereço da obra (de preferência, sempre forneça um contato com numero de celular, de alguém responsável pela obra);

* Volume a ser utilizado na concretagem;

* Data e horário de início da concretagem;

Para esclarecer qualquer tipo de duvida, entre em contato conosco.

 

 Vantagens

Dentre as pricipais vantagens na utilização do concreto usinado, destacam-se:

1 – Elimina a necessidade de espaços para estocagem de produtos na obra;

2 – Diminui a quantidade de equipamentos utilizados na obra;

3 – Reduz o desperdício de material (cimento, areia e brita);

4 – Redução de mão de obra (menos funcionários na obra, menos custo com salários e encargos trabalhistas);

5 – Maior agilidade e produtividade da equipe;

6 – Redução no tempo de execução da obra;

7 – Garantia de qualidade e das especificações do concreto;

8 – Maior uniformidade das peças concretadas, gerando qualidade final;

9 – Facilidade de agendamento das concretagens;

10 – Redução no custo total da obra.

 

Dicas Úteis

Para uma concretagem de sucesso na sua obra, siga as seguintes dicas:

1 - Facilite o acesso do caminhão betoneira ao local da concretagem e também prepare os acessos as peças a serem concretadas, deixando os caminhos desinpedidos e faça rampas quando necessário;

2 - Verifique se há equipamentos de transporte (guinchos, carrinhos de mão, jericas, baldes, etc) e de lançamento do concreto (pás, vibradores, réguas, desenpenadeiras, etc.) em quantidade suficientes e em boas condições de uso. Verfique também a disposição de tomadas de energia e de pontos de luz, caso a concretagem seja executada em locais fechados ou se extenda pelo período noturno.

3 - Observe se a peça a ser concretada esta realmente pronta para receber o concreto. No caso de fôrmas, confira a as dimensões, os travamentos, os escoramentos, a vedação, a limpeza e se foi aplicado desmoldante nas mesmas. No caso de pisos, verifique se houve a correta preparação do terreno, com compactação, umedecimento e colocação de lona (quando necessário). Observe também se as armaduras estão nas bitolas corretas, limpas, com espaçadores e corretamente posicionadas e bem amarradas dentro das peças a serem concretadas;

4 - Eleja um reponsável na obra, para fazer o recebimento do concreto. Ele deverá verificar a nota fiscal, onde irá conferir todas as características do concreto (fck, tipo, volume, preço) e somente então assinar o canhoto de recebimento;

5 - Observe o tempo de uso do concreto. O mesmo pode ser utilizado por no máximo 2:30 horas após a saida do concreto da usina (o horário pode ser observado no documento de recebimento do concreto);

6 - Procure sempre vibrar o concreto, para facilitar o adensamento do mesmo, de preferência com uso de vibradores de agulha;

7 - Faça uma cura adequada das peças concretadas. Pode ser utilizada o método de recobrimento das peças com lona plástica ou sacos de cimento, mantendo a superfície das peças sempre saturadas com água. Esse processo de cura deve ser mantido preferencialmente por pelo menos 7 dias após a concretagem.

Seguindo essas dicas, certamente a sua obra terá um concreto de grande qualidade.

 

 Conhecendo o concreto

O que é o concreto?

O concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta, que envolve os agregados (pedra e areia), formando um bloco maciço de alta resistência.

Origem

Históricamente, os primeiros a usarem um material semelhante ao concreto, foram os romanos. Eles se utilizavam de um material derivado das cinzas vulcânicas encontrado nas imediações do vulcão vesúvio, chamado pozolana. Os romanos ao misturarem a pozolana a uma argamassa de cal, desenvolveram um material chamado caementun, que dá origem ao atual cimento portland. O nome Portland foi dado, como uma homenagem a ilha de Portland situada na Inglaterra, por serem encontradas na mesma, pedras com a cor, a solidez e a durabilidade semelhantes a uma peça de concreto.

O que é concreto usinado?

O concreto usinado é o concreto em que a mistura dos materiais componentes é executada em centrais dosadoras de concreto. Essas centrais, também chamadas de usinas de concreto são capazes de produzir grandes quantidades de concreto, com grande rapidez e alta qualidade.

A execução do concreto, antes feito de forma artesanal e sem controle de qualidade adequado, evoluiu para uma atividade altamente técnica e de alto padrão de qualidade com a utilização das usinas dosadoras. Para que o concreto seja dosado em uma central, se faz necessário abrir mão de diversos requisitos, como equipamentos adequados, estudos de traços e obedecer a um conjunto de normas técnicas elaboradas pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 Todos os tipos de concreto para atender suas necessidades:

 Convencional

Utilizado na maioria das obras civis, permite a redução do tempo de execução e dos custos da obra, além de assegurar sua qualidade.

 Projetados

São concretos de baixa tratabilidade aplicados por equipamentos especiais e são utilizados para reforçar lajes, revestimento de túneis, paredes e pilares.

 Fibras 

Com Fibras de aço, Nylon ou Polipropileno. São muito utilizados em pisos industriais. Tem maior durabilidade quanto à abrasão, desgaste superficial e ao surgimento de fissuras.

 Pesados 

É um produto de alta densidade, variando de 2800 a 4500Kg/m³, com a utilização de agregados especiais tipo hematita e magnetita, usado em hospitais e usinas nucleares. Oferece maior capacidade e proteção contra radiações.

 Impermeáveis

Recebe aditivos que diminuem os vazios existentes dentro do concreto, oferecendo maior durabilidade e menor permeabilidade e proteção às ferragens. É ideal para obras hidráulicas como reservatórios, barragens e piscinas.

 Pavimentação 

Possui elevada resistência à tração na flexão, ao desgaste superficial e à exposição contínua a intempéries. Ideal para pavimentação de estradas, ruas, avenidas, aeroportos, estacionamentos, entre outros.

 

Leves 

Ideal para estruturas mais leves como enchimentos, rebaixos de lajes e contrapisos. Oferece vantagens como a diminuição das cargas e a elevada capacidade de isolamento térmico e acústico. Este concreto possui densidade que pode variar de 400 a 1.800 Kg/m³.

 Auto Adensável

Com sua plasticidade, dispensa a vibração nos procedimentos de adensamento. São indicados para peças estreitas, com densidade de ferragens e difícil acesso a vibradores.

 Rolados

Com baixo consumo de cimento, permite a compactação por rolos compressores. Utilizado em pavimentações urbanas e barragens de grande porte, entre outras obras civis.

 Coloridos

Ideal para uso em pisos, calçadas e fachadas. Pode ser preparado em diversas cores, dispensa gastos com pintura, possui maior durabilidade e menor custo de conservação.

 Microconcretos ou Grout

Seus agregados possuem diâmetro máximo de 4,8mm, oferecem grande fluidez e são auto-adensáveis, ideais para utilização no preenchimento de vazios e juntas de blocos de alvenaria estrutural.

 Alto Desempenho

Também conhecido como CAD, tem elevada resistência à compressão, devido à presença de adições de micro-sílica e aditivos superplastificantes. Recomendado para obras prediais, marítimas, pontes e viadutos, reduz secções de pilares, aumentando o aproveitamento das áreas e a vida útil das obras.



GUARANTÃ DO NORTE/MT

Fone:(66)3552-1661
BR163, KM719
Setor Industrial
78.520-000

SANTARÉM/PA

Fone:(93) 3524-4001
BR 163, KM 07
Cambuquira
68.040-000

SANTARÉM/PA

Fone:(93) 3017-5000
Av. Mendonça Furtado, 4139
Mapiri
68.040-000

NOVO PROGRESSO/PA

(93) 3528-2313
BR 163, KM 1084
Setor Industrial
68.193-000

ITAITUBA/PA

(93) 3524-0004
Rod. Transamazônica, KM 05
Jardim América
68.180-250

ITAITUBA/PA

(93) 3524-4001
Estrada da Bunge, S/Nº
Miritituba
68.191-400